VAGINA SECA, FALTA DE LUBRIFICAÇÃO GENITAL, INFLUÊNCIA SOBRE A SEXUALIDADE

Você sabia que a lubrificação vaginal  é o correspondente ao homem ter uma ereção do pênis? Sim, porque os mecanismos são idênticos. Além do mais, a vagina também tem uma ereção para dentro, para se alongar e receber o pênis .
Com a excitação sexual , entra sódio na vagina(é como se a vagina ficasse suando) e  com esse "suor" ela molha. Perfeito, não é? Natureza sábia.
Mas é preciso haver tesão. Assim como a ereção peniana mostra que o homem está com desejo, a lubrificação vaginal  também o faz, para a mulher.
Bom, nem sempre, em ambos os casos. Homens podem estar com tesão e o pênis não subir. Mulheres  podem estar a fim de e a vagina não molhar. Por que?
Sexo é uma coisa complexa, não é mesmo? Se houvesse uma causa só para tudo seria fácil.
 Por que, mesmo com tesão, a vagina fica seca? Vamos explicar :

 Anticoncepcionais. Algumas das que usam ficam com a vagina seca. É um efeito da pílula. Atenção, não é a maioria. Em torno de 10 a 20 % dos casos.


Medicações: Antidepressivos, anti-hipertensivos, ansiolíticos, diuréticos, entre outros, podem dificultar a lubrificação vaginal. Mais uma vez atenção, não acontece com todas as mulheres que estão usando estas medicações, mas com um percentual delas.


Doenças endócrinas: diabetes, doenças da tireoide, doenças do ovário. Nesse caso procurar o controle de cada uma delas o que será útil a melhorar a lubrificação vaginal


Menopausa. A partir dos quarenta anos, há uma tendência a diminuir a lubrificação vaginal. Aqui é devido a mudanças hormonais do período.


O processo de lubrificação algumas vezes é lento e algumas mulheres precisam passar por todas as fases de....motivação, preliminares, ambiente propício, estimulação adequada( o que é muito importante e pouco falado) para a excitação sexual ocorrer.


Mas como melhorar a secura da vagina?

Tudo vai depender do cenário em que o problema ocorre.

Cenário 1- Anticoncepcionais são a causa: Procure seu ginecologista para avaliar o que fazer. Trocar anticoncepcional? Trocar método contraceptivo por não hormonal? Avaliar se a causa é mesmo da pílula? Você não quer interromper o anticoncepcional? Então veja ao final do artigo as opções.


Cenário 2- Medicações antidepressivas. Algumas são mais propícias a prejudicar a lubrificação vaginal, outras menos , há as que até melhoram, porém nada de parar por conta própria. É necessário avaliar junto ao seu médico os prós e contras. Parar de repente pode dar a síndrome de abstinência, fazendo a depressão aumentar.

Mesmos critérios de troca, interrupção, avaliação, valem para as medicações e para outras doenças.

Cenário 3- Doenças endócrinas : Em todas elas a secura da vagina pode ser um sinal de que elas precisam ser controladas melhor, e é bem provável que após o controle adequado a lubrificação melhore .


Cenário 4- Menopausa - Será preciso avaliar se o problema é devido mesmo ao quadro de menopausa e em caso de ser, se a mulher pode ou não usar hormônios para terapia hormonal. Hoje em dia há vários critérios específicos para este tratamento.


Mas em geral, o que se pode fazer?


Preste atenção no relacionamento afetivo, Cuide dele para o sexo ficar melhor

Não despreze as preliminares, pois elas são muito importantes para a excitação sexual feminina
Não despreze o momento adequado, o clima adequado a hora adequada para o sexo.
Um pouco de romantismo sempre ajuda. Palavras de amor são muito excitantes, sempre.

Os recursos médicos são os lubrificantes( à base de KY, tem várias marcas mas todos são parecidos feitos da mesma substância), eles costumam  ficar ali naquela prateleira da farmácia junto às camisinhas masculinas. Evite usar os com perfumes, gosto, etc, pois estas coisas podem ser alérgicas. Os lubrificantes têm o problema de cortarem o clima da relação sexual, pois é preciso parar num momento de excitação para passar o gel na vulva e no pênis, e não podem ser usados muito tempo antes da penetração pois eles são à base de água e secam.


Uma outra solução são os hidratantes vaginais. Estes são produtos não hormonais que a mulher pode usar uma vez ao dia e têm uma ação de 24 horas ou mais, assim mantêm a lubrificação vaginal constante, porém a maioria é um pouco cara.


Uma terceira opção são os estrogênios de uso vaginal. Nem todas as mulheres podem usá-los e têm indicações específicas, portanto somente o médico pode saber qual o melhor a ser usado e quando pode ser usado.

Cuidado com óleos , óleos minerais e vaselina, que podem causar algum tipo de alergia e afetar a flora vaginal.
A saliva não altera o líquido vaginal, portanto, fazer sexo oral, se prazeroso para ambos, também pode ser uma boa forma de aumentar a lubrificação vaginal.

Espero que estas informações tenham sido úteis. Saúde sexual é importante para todos nós.


Para adquirir meu livro DOR SEXUAL, VOCÊ PODE SE LIVRAR DISSO,  faça o pedido pelo whatzap (31) 984861961 e faremos contato com você.


Comentários

Postagens mais visitadas