QUAL O MELHOR LUBRIFICANTE VAGINAL? QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE ELES?

         QUAL O MELHOR LUBRIFICANTE VAGINAL? QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELES?



Sua vagina é um órgão nobre e muito sensível, além de ser um orifício corporal sujeito a infeções e alergias. Sendo assim, é preciso muito cuidado com tudo o que entra nela, desde o pênis do parceiro, objetos sexuais ou não, protetores e coletores menstruais e, claro, lubrificantes. Estes últimos merecem atenção especial. Tome cuidado. 

Há na internet muitos sites que vendem estes lubrificantes, mas em muitos casos não informam de que os cremes são compostos e que efeitos colaterais podem causar. Assim você pode estar em perigo.

Compre lubrificantes em farmácias, ou se for pela internet, verifique a fórmula, estude sobre ela, procure informações científicas. Aqui vou dar algumas.

Regra geral: cremes com perfumes e cores podem conter alergenos, substância que poderão fazer coçar a vagina e a vulva, ficar vermelho, irritar. Evite os que têm perfume e parabenos, ou substância para produzir gosto durante o sexo oral. Em geral as fórmulas indicam se há parabenos ou não,  que de todas são as substâncias mais alérgicas á vagina e à vulva.

O que preferir? 

1) TIPO K-Y : são cremes à base de água, cuja composição tenta imitar a lufifricação natural da vagina, em geral não causam alergia, mas como são à base de água, devem ser usados somente na hora "exata" da penetração, ou seja, segundos antes, pois senão eles secam e podem prejudicar ao invés de ajudar, deixando a vagina mais seca ainda. Se forem molhados com um pouquinho de água aumentam a potência. Dou uma dica: depois de usar algumas vezes, deixe a tampinha debaixo de uma torneira para entrar um pouco de água dentro do tubo. Balance o tubo. Quando você usar o creme vai ficar melhor pois já estará molhado. 

Há varios tipos de K-Y a qualidade varia de um para outro, os de silicone são melhores mas custam mais caro. Sugiro experimentar vários e ver a qual você se adapta melhor.

2)Promestriene : São cremes à base de um estrógeno sintético que tem absorção mínima corporal, 90% ou mais dele só é absorvido pela vagina, muito usado em pacientes após menopausa, mas pode ser usado por mulheres jovens também, com algumas restrições médicas. Deve ser usado todos os dias ou em dias alternados mas não precisa ser usado no momento da relação sexual, aliás é necessário que seja um tempo antes para ele absorver. Ideal é pelo menos umas seis horas antes.

3)Ácido Hialurônico: Estes cremes custam um pouco caro, mas têm algumas vantagens. Provocam uma lubrificação natural, devem ser usados em dias alternados na semana, no momento ou em outro momento que o da relação sexual, e além de lubrificarem a vagina aumentam o tônus vaginal.

4) Lubrificação natural : A principal causa da pouca lubrificação vaginal(exceto de mulheres que estão em período de menopausa, porque nesse caso a  mudança hormonal é uma causa importante) é a pouca preparação para a penetração vaginal. A vagina precisa de vasodilatação para liberar o líquido vaginal de suas paredes e isso ocorre à medida que a mulher tem excitação sexual. Sem excitação sexual a lubrificação vaginal será prejudicada. Portanto, desejo, excitação, evitar penetração rápida e abrupta, são fatores importantes.

5) Sildenafil(Viagra) e outros semelhantes(Vardenafil, Tadalafil, etc)....Estes medicamentos são indicados para homens e não melhoram o desejo sexual feminino, mas já foi provado que podem melhorar a lubrificação vaginal em algumas mulheres, principalmente naquelas em uso de Antidepressivos da família da Fluoxetina(Paroxetina, Sertralina, etc...). Existem também óvulos vaginais e cremes vaginais com estas substâncias que podem ser feitos em farmácias de manipulação.

6)Estriol, Estradiol, Testosterona. Estes hormônios femininos são lubrificantes mais potentes que existem, mas nunca devem ser usados sem indicação médica precisa. Eles podem ser fabricados em comprimidos, cápsulas, óvulos vaginais e creme vaginais ou de uso tópico(na pele, na vulva).

Comentários

Postagens mais visitadas