A PRESSÃO ESTÉTICA CHEGA À VULVA. REFLEXÕES SOBRE OS LÁBIOS GENITAIS E LINFOPLASTIA


 

Cada vez mais as mulheres solicitam cirurgias estéticas da vulva, sendo a mais comum delas a plástica dos pequenos lábios. O Brasil é o campeão mundial das cirurgias plásticas da vulva, chamadas de ninfoplastia. A ex-BBB que fez postagens sobre sua cirurgia estética, e também outros famosos que fizeram o mesmo, aumentam a procura por este tipo de cirurgia, talvez através de uma combinação de marketing.
A internet propagou a moda da plástica genital e despertou o ego das mulheres para revigorar a estética corporal. Claro que se algo pode ser melhorado e se existem técnicas seguras para isso nada mais justo do que utilizá-las.
A cirurgia de correção de defeitos ou de  diminuição dos pequenos lábios é relativamente simples e com resultados  satisfatórios. É comum as mulheres sentirem vergonha de seus genitais porque são induzidas a seguir um modelo imposto pela mídia. Algumas realmente precisam da cirurgia, pois os lábios vulvares, se muito grandes, incomodam quando se usa calça apertada, fazem protuberância nos biquínis e às vezes provocam dor durante as relações sexuais sendo empurrados para dentro da vagina pelo movimento do pênis, mas algumas questões são relevantes para a indicação de uma cirurgia nesta região tão sensível.
Adolescentes em fase de crescimento podem retornar ao padrão anterior da vulva após a cirurgia se a formação dos genitais ainda não estiver totalmente completa, o que ocorre em torno de 16 a 17 anos.
Algumas mulheres têm uma noção de que seus genitais são feios por questão cultural ou educacional ( introjetaram a ideia de que vagina e vulva são órgãos feios e sujos) e a opinião delas quanto ao tamanho e a forma dos genitais não condiz com a dos ginecologistas e dos cirurgiões plásticos, que relutam em operá-la. Estas mulheres quase nunca se convencem de que sua estética vulvar é normal e ficam de consultório em consultório até que um dos médicos " corrija " o seu " defeito ".
Para toda cirurgia plástica existe uma expectativa da mulher que nem sempre é correspondida no resultado. O resultado estético é menor do que ela espera porque ela fez uma aposta muito alta ou foi induzida por outras pessoas a pensar que o resultado seria maravilhoso. Aliás, isto ocorre com qualquer cirurgia plástica.
Não há cirurgia sem risco de  complicações. Embora raras, elas podem acontecer : cicatrizes imperfeitas, queloide, região dolorida no pós operatório ou para o resto da vida ou perda de sensibilidade, infecção local ou sistêmica, entre outras.
Do ponto de vista sexual, a melhora pode ser sensível para a mulher, ao se sentir mais bonita e mais desinibida em mostrar os genitais para o(s) parceiro(s) ou parceira(s).  
Alguns parceiros ou parceiras sexuais não ficam tão satisfeitos assim. Na realidade o tamanho dos lábios genitais não são um defeito genético, como muita gente pensa, mas uma variação natural. Do ponto de vista fisiológico ter  lábios genitais maiores é melhor, pois a função deles é proteger a entrada da vagina de infecção e corpos estranhos. Ao eliminar ou reduzir os pequenos lábios o canal vaginal fica mais exposto ao mundo externo.
Do ponto de vista erótico, a atratividade masculina pelos genitais femininos varia largamente  e muitos homens e mulheres preferem genitais maiores do que menores.
Finalmente, os lábios genitais são parte do componente da excitação sexual feminina.  Ao serem estimulados, vagina e vulva enchem-se de sangue e aumentam a sensação de prazer feminino. Teoricamente lábios maiores proporcionarão melhores sensações. Há relatos de mulheres que perderam excitação e diminuíram a sensação de orgasmo após operarem, embora isto não aconteça com a maioria.
Como costumo dizer a minhas clientes, cirurgias, sejam elas quais forem, não são um piquenique.
Para adquirir meu livro DOR SEXUAL, VOCÊ PODE SE LIVRAR DISSO,  faça o pedido pelo whatzap (31) 984861961 e faremos contato com voc

Comentários

Postagens mais visitadas