A SEXUALIDADE DA MULHER DO HOMEM COM IMPOTÊNCIA


Muito se escreve sobre a DISFUNÇÃO ERÉTIL(IMPOTÊNCIA SEXUAL MASCULINA), e pouco sobre as consequências dessa disfunção para a parceira. Como se sente, como reage a mulher de um homem que não consegue mais ter ereções? Ela tem alguma culpa pelo problema do  parceiro? A forma com que ela reage  muda alguma coisa?
É bom saber primeiro, antes de passar ao nosso tema em si, o que se chama hoje  de disfunção erétil ou impotência(o termo impotência é impreciso, mas ainda usado na medicina) .
Para se dizer que há disfunção erétil  é preciso que: as ereções sejam incompletas ou não ocorram em 2/3 das relações sexuais, por um período de pelo menos 6 meses.
Perdas ocasionais de ereção ocorrem com praticamente com todos os homens uma vez ou outra, portanto, uma falha ou outra não deve apavorar  o casal.
Há muitos tratamentos para a disfunção erétil, tanto médicos quanto psicológicos e os homens que realmente queiram se tratar de forma eficaz sempre conseguirão um bom terapeuta. Meu objetivo não é discutir tais tratamentos, mas sim o outro lado da moeda, o lado de quem mantém relações sexuais com um homem impotente.
Dependendo da personalidade da mulher do homem impotente ela pode se sentir: solidária, rejeitada, culpada, raivosa, decepcionada, indiferente, feliz) 
   
             1) Solidária:

A disfunção erétil pode ocorrer em contextos psicológicos 
negativos: a perda de um emprego, a perda de um ente querido, uma doença súbita ou um problema familiar grave. Ela pode indicar uma dificuldade do homem em lidar com um determinado conflito ou uma depressão. A mulher que ama seu parceiro e o compreende logo percebe que algo assim pode atrapalhar a performance do parceiro. Ela tenta ser amiga e companheira, ela enfrenta os problemas junto com ele, ela procura ser paciente com ele. É possível que uma atitude assim fará com que as coisas voltem ao normal com o tempo.

                 2) Rejeitada

A mulher sente que o parceiro a está punindo por alguma coisa. Em geral o casal vive num contexto de brigas e disputas pelo poder. Ela pensa que ele não a ama, associa uma coisa à outra. Ela desconfia que ele tem outra mulher e passa a vasculhar suas roupas, celulares e correspondências. Ela pode pensar (ou mesmo ir às últimas consequências) em procurar outro homem que a deseje. Ela se sente humilhada por  confundir a disfunção erétil com a falta de desejo dele por ela( o que nem sempre ocorre). Ela passa a rejeitá-lo e a dizer palavras duras para ele, o que o coloca numa posição de ansiedade de performance.

               3) Culpada

A mulher pensa que não é mais o objeto de desejo do marido. Pensa que engordou, que não sabe agradá-lo sexualmente, que está fazendo algo errado. Ela sente medo de perdê-lo e procura se tornar mais erótica, comprar acessórios sexuais, tenta seduzi-lo de várias formas. Caso a disfunção erétil seja orgânica isso não irá funcionar. Pode acontecer do parceiro se sentir pressionado a agradá-la (pelo tanto que ela está fazendo por ele) e resultar um efeito contrário. Isso seria como levar uma pessoa com anorexia a um restaurante fino.

             4) Raivosa

A mulher pode pensar que ele não a quer porque tem outra, e esse pensamento pode ocupar todos os espaços de sua mente. Se ela sempre viu o parceiro a procurando sexualmente todos os dias e de repente ele para de procurar a primeira coisa que pensa é: está me traindo.  Pode até ser verdade, mas também pode ser que a mulher confunda disfunção erétil com a falta de desejo. O que acontece com o homem que tem disfunção erétil é mais uma insegurança em fazer o sexo. Pelo medo de falhar ela evita a relação. Algumas vezes o motivo da disfunção erétil é mesmo a existência de uma outra mulher na vida dele, e com esta outra ele não perde a ereção.


            5) Indiferente

Deve-se entender a sexualidade do casal no contexto da vida dos cônjuges e muitas vezes a vida sexual já não importa tanto para a mulher que se sente casada por outros motivos: família, filhos, situação econômica, posição social, etc... e mantém relações sexuais com prazer, porém não tem nisso seu foco principal. O fato do parceiro ter ou não ter desejo, ter ou não ter ereção, não a desespera, embora ela desfrute da vida sexual em uma certa medida. Ela pode se solidarizar com ele mas não reage com muita preocupação com o problema.

            6) Decepcionada

Algumas mulheres machistas entendem a virilidade masculina como uma forma de poder. A disfunção erétil soa para elas como uma fraqueza de personalidade. Seu homem não é aquilo que ela pensava. Ela transfere o problema sexual para outras esferas da vida do casal. O homem sem ereção não a encanta mais, é um fracassado. E o próprio homem, ao sentir essa reação por parte da parceira, pode se sentir como tal, humilhado, desesperado.

         7) Feliz

A mulher não deseja mais a relação sexual com o parceiro, ou porque não o ama, ou porque não tem mais atração sexual por ele, ou porque ele a decepcionou em outros aspectos da vida, ou por uma traição(infidelidade). Nesse caso ela quer é que ele se f.....Há pessoas que permanecem casadas mesmo numa relação de vida completamente destrutiva e sem amor. Eu acredito que os casamentos se dividem em : formais, união estável, união instável, desunião estável e desunião instável.


Algumas informações:


A disfunção erétil ocorre em mais de 50% dos homens com mais de 60 anos.
Ela pode ser um indício de doença cardiovascular. Antes de entupir as artérias do coração entopem as do pênis. É um sinal.
Doenças crônicas estão relacionadas à disfunção erétil: hipertensão, diabetes, problemas pulmonares, vasculares, endócrinos, assim como o alcoolismo e o tabagismo.
Antes de usar algum medicamento para ereção tipo viagra e os outros semelhantes, o homem deve fazer uma consulta urológica e cardiológica pois há contraindicações.
Não se deve subestimar os problemas afetivos e conjugais no diagnóstico e tratamento da disfunção erétil. O tratamento da disfunção erétil somente com comprimidos é a “muleta” que esconde questões de fundo não abordadas pelos médicos.
As companheiras dos homens com disfunção erétil também sofrem as consequências psicológicas, sociais e sexuais decorrentes do transtorno do parceiro, e não devem ser esquecidas. Nem todas são altruístas o bastante para estar do lado deles o tempo todo.
Homens com disfunção erétil devem procurar ajuda especializada séria o quanto antes, mantendo o cuidado de não se deixar enganar com as propagandas de jornais de clínicas milagrosas que podem secar todo o seu dinheiro.


Comentários

Postagens mais visitadas