TRANSTORNO DE DESEJO FEMININO

O desejo sexual feminino é complexo. O cérebro feminino, ao contrário do masculino, tem conexões intensas entre os dois lados. Os componentes sociais, psicológicos e físicos da vida feminina são interligados, não há como a mulher abstrair de seus problemas, de seus conflitos, e focar somente na sexualidade. Por outro lado, o que desperta atração para o homem e para mulher em geral difere. Para a mulher os aspectos afetivos da vida fazem parte experiência sexual. Amar e ser amada, compreender e ser compreendida, dar e receber, compartilhar, tudo faz parte do sexo. A mulher é também extremamente sensorial. Ela se excita com  perfumes, enfeites, voz suave. As preliminares( o flerte, o elogio, o ambiente) a seduzem. 
Por que o viagra não funciona para a mulher? Porque a sexualidade dela não começa uma hora antes do sexo, mas muito tempo antes.
Mas a mulher é também composta de hormônios. Eles estão em constante transformação  com os dias do ciclo, os períodos da vida, os fatores emocionais.
Anticoncepcionais afetam a sexualidade? A resposta é , na maioria das vezes não. Algumas vezes sim. Anticoncepcionais que possuem ciproterona e drosperinona na fórmula(Diane, Diclin, Repopil, Selene, Yasmin, Yaz, entre outras) são usados para combater Síndrome de Ovários Policísticos e Espinhas(Acne); estes podem diminuir o desejo sexual de uma forma mais acentuada. A  porcentagem de mulheres cujo desejo sexual piora devido ao uso de pílulas anticoncepcionais é de 10 a 20%.
A menopausa abaixa a libido das mulheres? Às vezes sim, às vezes não.  É comum a vagina ficar mais seca no período que antecede a menopausa e logo após. Muitas vezes os sinais e sintomas da menopausa precisam ser tratados com hormônios específicos. É um pouco complexo explicar isso detalhadamente aqui. Devemos lembrar também que a menopausa é o período chamado de "síndrome do ninho vazio", fase de algumas perdas, filhos que se casam, que saem de casa, pais que falecem, então os fatores emocionais afetam a sexualidade de forma indireta.
A infidelidade conjugal costuma ser muito traumática para a sexualidade da mulher, visto que ser fiel é um valor importantíssimo em nossa sociedade. O abalo de confiança afetiva é destrutivo para a sexualidade, às vezes difícil de reverter.
Outro fator constante que pode piorar a sexualidade da mulher é uso de medicações controladas, principalmente ansiolíticas e antidepressivas. Além disso, a própria depressão e a ansiedade também abalam a parte sexual. 
Para terminar: a sexualidade representa a qualidade de vida, a qualidade de vida inclui a sexualidade. As pacientes vão ao meu consultório querendo que eu lhes aponte a causa de sua dificuldade sexual. O que eu sempre digo: para isso não há uma causa mas  "várias causas". A sexualidade é sistêmica, relaciona-se a inúmeros fatores da vida, não há como isolá-la do resto. Portanto, para melhorar a sua vida sexual você tem que fazer um mapa da sua vida, avaliando tudo o que está bom e que está ruim, tratando de preservar o que estiver bom e corrigir o que estiver ruim, sem nunca pensar que um fator x não tem nada ver com a sua sexualidade, pois todos os fatos de sua vida têm a ver com ela. 
Não há também um remédio mágico, uma terapia mágica, algo que a fará se transformar em amante sensacional da noite para o dia. Tudo vai depender de um trabalho, uma reconstrução, uma motivação, tanto de sua parte como de seu(sua) parceiro(a).

Para adquirir meu livro DOR SEXUAL, VOCÊ PODE SE LIVRAR DISSO,  faça o pedido pelo whatzap (31) 984861961 e faremos contato com você


Comentários

Postagens mais visitadas