O QUE É LIBIDO?


O que é libido?

Segundo as últimas pesquisas esta foi a pergunta mais feita ao google em 2019 e o site Universa, do portal Uol, publicou uma matéria com o mesmo tema, vejam o link :


 Como podem ler no link acima, tudo explicam, menos o que é a libido. Mesmo sendo a palavra mais conhecida da psicanálise, ninguém sabe bem o que significa, nem mesmo o próprio Freud parecia saber.

Sempre que Freud era chamado a discorrer sobre a libido, diz a história (muito embora ele tenha elaborado uma complexa teoria da libido), ele se enrolava ou fugia das explicações.

Freud era um naturalista, além de neurocientista, e para ele havia uma energia vital da qual a sexualidade fazia parte e esta energia da sexualidade era a libido. Ele afirmava que a libido era o substrato da pulsão sexual, mas  a pulsão sexual também era pouco explicitada.

Ora, não nos espantemos, porque a psicanálise é o reino das palavras difíceis e ela terá termos complicados para explicar tudo de um jeito complexo. 

Mas voltando ao tema da libido, você pode até concordar que libido seja uma energia, mas o problema é que o conceito freudiano de energia não se enquadra no formato das outras definições de energia das outras ciências, como a química, a biologia e a física. Por exemplo, na física energia é a capacidade de um sistema de produzir trabalho. A energia química é um tipo de energia potencial armazenada nas ligações químicas entre os átomos da matéria, sendo liberada a partir da quebra dessas ligações,nenhuma destes definições se aplicam à psicanálise.

Segundo Freud a libido era um termo heurístico, era só para entender que a sexualidade é   algo dinâmico, que tem uma força interior que faz pressão para existir e que desestabiliza o sistema interno do indivíduo. O que é o tal termo “heurístico” também é complicado de saber, mas vamos dizer que é um termo impreciso pra que você possa entender melhor algo mais impreciso ainda.

Na sexologia podemos subentender que a libido freudiana seja  o desejo sexual, mas os sexólogos não usam este conceito de energia sexual,  definem o desejo sexual  como  o grau de motivação, o grau de interesse que alguém tem  pelo sexo,  relacionado ao nível de fantasia sexual , o nível de envolvimento  sexual, o nível de iniciativa sexual ,entre outros parâmetros mais mensuráveis, sem chamar isto de  energia, pois não sabemos, o sexólogos, se o sexo é realmente uma energia. O desejo sexual é componente propriamente mental da sexualidade, embora possa ser ativado por hormônios e neurotransmissores e tenha locais específicos do sistema nervoso central dedicados a ele.

A libido e o desejo sexual não são a mesma coisa, mas, para fins heurísticos, faça de conta que sejam e tudo ficará resolvido.

Mais importante do que sabermos o que é libido talvez seja saber se a libido, ou o desejo sexual, é algo que pode ser modificado, e isto é possível sim, em muitos casos, seja através de terapia e de intervenções médicas, senão não haveria razão para haver psicanalistas e sexólogos.


Comentários