SEXO DOLOROSO : DISPAREUNIA

Não devemos confundir a dor ao praticar o sexo com o vaginismo. A  dispareunia(o nome mais certo seria parenalgia, (horroroso) ocorre quando a mulher sente algum tipo de incômodo na entrada, dentro, ou no fundo da vagina. O pênis fica ereto quando está em situação sexual o que faz com que ele cresça e engrosse alguns centímetros. A mesma coisa acontece com a vagina, no sentido invertido. A vagina tem suas paredes coladas uma na outra se  a mulher não está em situação sexual. Quando ela se excita, a vagina vai se abrindo(corresponde ao engrossamento do pênis) e aumentando de profundidade(corresponde ao  aumento de tamanho do pênis). Acontece que se durante o ato sexual, homens e mulheres estão ambos igualmente excitados, vagina e pênis terão uma proporcionalidade em largura e comprimento. Além disso a vagina também passa por um processo de lubrificação(também não gosto dessa palavra, mas não encontro outra), ou seja, ela molha e fica escorregadia, no intuito de diminuir o atrito do pênis(somente quando está excitada suficientemente). Tudo isso é para explicar a primeira e mais comum causa de dor sexual na mulher: a desproporção entre a excitação do homem e da mulher. Explico. Em geral o pênis fica em ereção mais rápido do que a vagina fica em "ereção invertida"(invento agora esse termo). Sendo assim, é comum a penetração sexual ser muito rápida. Para que o processo genital feminino ocorra em toda a intensidade é preciso que seja mesmo um processo....com preliminares, clima, tesão, percepção, lubrificação. A dor sexual cria memória. Se a situação acima vai se repetindo muitas e muitas vezes pode chegar uma hora que mesmo uma preparação adequada não seja suficiente para evitar a dor sexual.
Em segundo lugar podemos imaginar que todas as coisas que naturalmente provoquem dor serão muito mais propensas a atrapalharem o ato sexual se acontecerem ali na vulva ou na entrada da vagina. Um exemplo: uma mulher tem candidíase frequente, um tipo de infecção por fungo, e ela coça o local, o ela se fere e depois tem uma relação sexual. Supondo que isto ocorra muitas vezes, vão se formando pequenas fissuras dolorosas na parte externa da vulva, que dão a sensação que está cortando a vulva quando a mulher tem a relação sexual. Não vou aqui ficar enumerando as causas, mas estas duas já sintetizam todas: falta de traquejo sexual e situações que machucam a vulva.
Muitas mulheres sentem a dor no fundo da vagina, quando o pênis encosta lá bem no fundo.  O útero é do tamanho de uma pera e ele é elástico, o que quer dizer que pode ser movimentado para cima e para os lados sem dificuldade pois não está preso a nenhum osso. Qualquer situação que prejudique a mobilidade do útero pode então provocar a dor no fundo da vagina.
Exemplo: suponha uma mulher que teve uma cesariana e desenvolveu o que se chama de aderências pélvicas(os órgãos colaram uns nos outros e agora só se movimentam presos uns aos outros). As outras situações possíveis são similares a esta, tal como, a mulher tem um cisto de ovário, ele impede a mobilidade do útero e a dor aparece.
Toda dor é um alerta. A mulher que tem uma dor sexual inevitavelmente vai acabar consultando por isso, seja porque o parceiro reclama, seja porque a incomoda muito, seja porque deseja ter uma boa performance sexual. Assim ela vai descobrir o motivo que está trás do problema.
Algumas vezes a dor pode ser simplesmente psicossomática. Por mais que o médico pesquise não encontra nenhum fator subjacente. São os caso mais difíceis. A dor pode ser um subterfúgio para não ter a relação sexual: a mulher não está com tesão no parceiro e não quer falar para ele(consciente ou inconscientemente);
a mulher evita o sexo por outros motivos(cansaço, falta de amor pelo parceiro) e a dor é uma desculpa inconsciente para evitar o ato sexual. 

Comentários

Postar um comentário

faça seu comentário, ele é importante.

Postagens mais visitadas