AMOR E SEXUALIDADE- O TRIÂNGULO DO AMOR


 

SEXUALIDADE E AMOR

 

Se há uma pergunta que atravessa os séculos é : o que é o amor? Platão nos legou “ O Banquete ”,  um verdadeiro tratado sobre o amor, e isto já antes de Cristo.

É claro, amor e sexo se relacionam , parecem primos entre si. Poetas, seresteiros, namorados, como disse  Gil, vivem por eles. Rita Lee enveredou pelas metáforas de “Amor e Sexo” e cantou:

.............................
Sexo é escolha
Amor é sorte

...............................
Amor é novela
Sexo é cinema

......................................

Amor é cristão
Sexo é pagão
............................
Amor é divino
Sexo é animal
..............................

Amor sem sexo
É amizade
Sexo sem amor
É vontade

Para cada um dos versos exclamamos: será?


O psicólogo americano  Robert Sternberg criou o Triângulo do Amor(Sternberg, Robert J. (1988). The Triangle of Love: Intimacy, Passion, Commitment. New York: Basic Books. ISBN 0-465-08746-9)

O  triângulo de Sternberg, tem três dimensões  do amor  : intimidade paixão e compromisso.Cada uma é um lado de um triângulo equilátero, representa o ideograma do amor ideal. Os amantes dividem os seus triângulos, podendo eles se ajustarem ou não , isto porque, em quase todos os casais, os lados não são idênticos.

Dos três lados, dois se compõem de aspectos afetivos ,  paixão e  intimidade, enquanto o terceiro lado,  compromisso, corresponde a um aspecto cognitivo, racional. De tal maneira que o lado do compromisso depende mais de uma decisão, de uma determinação. A fidelidade, por exemplo, é um contrato, pois não existe como uma propriedade humana , por excelência. A fidelidade, para a maioria dos psicólogos, não é um comportamento “ natural “ do ser humano. Entretanto, muitas pessoas são fiéis sem esforço. A expectativa quanto ao compromisso do outro também é variável, então um dos pares acredita que está sendo totalmente comprometido enquanto o outro considera que falta muito para isto acontecer. O problema é que os conflitos sobre a falta de compromisso, ou das incompreensões sobre o compromisso acabam por afetar os outros dois lados do triângulo, seja porque um se sente decepcionado com o outro ou porque um se sente mais cobrado do que deveria ser pelo outro. Conflitos conjugais tendem a esfriar o lado afetivo do amor então os outros dois lados do triângulo vão se modificar. Lados desiguais desequilibram o triângulo.

Podemos conjeturar que a sexualidade é um braço da intimidade e o sexo um braço da paixão. Erotismo parece mais combinar com a paixão e a ternura parece combinar mais com a sexualidade. Intimidade e paixão formam um complemento para dar vida ao amor, porque a paixão esquenta o sexo e a intimidade o sofistica. 

O triângulo de Sternberg é útil para avaliarmos nossa capacidade de amar. Conquanto o amor seja algo multidimensional e haja muitas outras teorias sobre o amor, esta é uma das mais simples de se entender e das mais úteis de se seguir. Nos dois livros que coloco como referência vocês podem encontrar extensões das teorias do amor e aprofundamentos sobre o tema.

O que vou escrever a seguir são trechos ou resumos de trechos do capítulo Amor e Intimidade, do livro Hetrossexualidade, de Masters, Jhonson e Kolodny(referência no final do artigo).

Robert Heinlein, um dos grandes escritores de ficção científica, escreveu em seu livro Stranger in a Strange Land.(Putnam, 1961) que :

O amor é a condição na qual a felicidade de outra pessoa é essencial para a sua.

Segundo Masters, Jhonson e Kolodny :

Queremos nos apaixonar....ter amor incondicional eterno...um porto seguro...mas podemos estar despreparados para as ciladas e os desafios quando se trata de levar a cabo na vida real nossas ilusões.

Os autores acima também nos alertam que :

Encontrar alguém para amar pode resolver muitos problemas de nossa vida mas também pode trazer problemas inimagináveis.

Eles nos alertam também:

Temos que construir e reconstruir nossos relacionamentos amorosos. Os relacionamentos são construções, tendem a se deteriorar ao longo do tempo se não forem conservados e melhorados.

Ao final do maravilhoso capítulo os mesmos autores nos dão os seguintes conselhos, que pela minha experiência de vida e de relacionamento amoroso acho bom seguir:

 

1)      Não espere a perfeição – Esperar a perfeição num relacionamento amoroso é a melhor maneira de acabar com ele

2)      Seja flexível. Quem confunde a rigidez com força em geral não é bem amado.

3)      Não sufoque a pessoa amada. Deixe um espaço para ela ser ela mesma

4)      Não se esqueça do romance.

5)      Seja sensível aos sentimentos de quem ama

6)      Não deixe a raiva prejudicar a sua interação. Resolver conflitos faz parte de todo relacionamento.

7)      Seja cortês.

8)      Não tenha a outra pessoa como certa

9)      Empenhe-se em fazer o seu amor crescer.

10)    Seja bem humorado(a). Faça o seu amor alegre(este último ítem é acrescentado por mim).

 

Referências bibliográficas:

 

Masters W.H. Johnson V.E. Kolodny RC. Heterossexualidde. Bertrand Brasil. RJ. 1997

López F. Fuertes A. Para Compreender a Sexualidade.APF. Lisboa, 1999.

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas