Como Escolher Bem Um Anticoncepcional


Como você pode escolher  melhor o anticoncepcional de acordo com seu perfil emocional, seu perfil sexual ou seu perfil de saúde?  Eu recebo no  consultório com muita frequência mulheres que pretendem escolher anticoncepcional mas têm pouco conhecimento sobre esta escolha. A mulher chega ao consultório diz, Doutor,  hoje a minha consulta vai ser rápida,  eu vim aqui porque eu quero que você me receite o anticoncepcional mais moderno, que não tem efeito colateral e que não engorda. Então eu digo para ela, olha, eu acredito que não serei capaz de fazer isso por você. Esta consulta será um pouco demorada, esta informação pode durar até duas consultas, para que a gente possa discutir todos os aspectos que estão relacionados ao uso do anticoncepcional;  afinal é um medicamento que você vai usar por um tempo prolongado na sua vida e acho bom você estar muito consciente de todos os efeitos que ele possa ter. Então eu começo informando sobre os efeitos dos anticoncepcionais sobre a parte médica, eu enfatizo principalmente a questão do tromboembolismo, ou trombose, o entupimento dos vasos que ocorre em 1 cada a 1.500 mulheres que usam o anticoncepcional e pode ser uma coisa muito grave com  consequências para a saúde da mulher principalmente aquelas que são sedentários, aquelas que trabalham o dia inteiro em pé ou sentadas aquelas que são fumantes,  ou aquelas que têm doenças crônicas. Portanto há uma série de fatores médicos que precisam ser estudados às vezes são necessários alguns exames prévios. Também é preciso estudar a história da família  e  saber se a mulher não tem parente de primeiro grau que teve  tromboembolismo .
Mas além disso há também os fatores psicológicos, sociais e contextuais  que precisam ser investigados. Por exemplo: - você,  mulher, está escolhendo um anticoncepcional com total autonomia?  -Você  sabe realmente  sobre ele ou você viu na mídia que ele é o melhor? Você está escolhendo porque  a sua amiga toma quer que você tome também?  Porque o seu marido acha que é o melhor para você? Então primeira coisa é preciso entender que essa escolha tem que ser feita com total autonomia, não pode ser feita assim por influência de terceiros; outra coisa já discutimos em nossos vídeos do youtube, em nosso canal de sexualidade feminina nos vídeos anteriores que você pode assistir aqui mesmo no blog(veja as outras postagens na página principal) a questão da libido. Você sabe a influência de anticoncepcionais sobre a libido?  Você pode voltar lá no nossos vídeos procurar entender melhor mas terá que discutir isso caso a libido seja um  fator importante para você, você deve querer  saber quais são os anticoncepcionais que vão influenciar mais ou menos a sua libido.
 A terceira coisa a pensar é sobre os conhecimentos que você já tem sobre anticoncepcionais e as ideias prévias que você traz consigo, existem muitos mitos sobre anticoncepcionais e você talvez seja necessário entender melhor sobre isso, se anticoncepcional causa câncer, se o anticoncepcional  vai alterar a menstruação, fazer a menopausa vir mais cedo, etc.,  então você precisa discutir isso antes de tomar. Você não sabe se as suas ideias são verdadeiras ou são mitos antes de conhecer cientificamente sobre elas o que o médico irá fazer por você. 
Outra coisa que muitas vezes os médicos não discutem com as mulheres é a questão financeira.
 Os anticoncepcionais podem custar desde nada, aqueles que o SUS fornece, ou podem custar até $1000 reais,  então qual é o seu poder financeiro para usar esse anticoncepcional que o médico te receitou?  É possível receitar um anticoncepcional mais barato para o seu perfil de saúde, ou você terá que investir naquele que será melhor prá você?
 Eu não posso te prescrever o anticoncepcional que depois você não irá tomar por que não foi capaz de comprar ou teve vergonha de falar que não tinha condições de comprar. O médico pode e deve receitar anticoncepcional de acordo com o seu poder aquisitivo sempre que for possível e isso nem sempre é  discutido numa consulta.
 Um último fator que eu acho  importante(embora vários outros existam que ainda não foram esgotados aqui)  que se enquadra naquela questão da autonomia também,  é  se é você quem vai fazer essa contracepção ou se é o seu parceiro porque isso  está incluído nessa nessa consulta médica. Por exemplo, você pode não querer usar nenhum método hormonal e querer que ele use camisinha, mas ele se recusa, então como resolver isso?  Ou talvez você já completou o seu número de filhos desejado  e chegou o momento que  fazer uma contracepção definitiva então você precisa discutir com seu parceiro se será você ou ele quem vai fazer( ligadura de trompas ou vasectomia?) . Ouço muito a seguinte fala: eu vou ligar as trompas porque amo meu marido, Doutor, e ele tem medo de ficar impotente se fizer vasectomia assim vou fazer isso por ele. Bem, eu não entendo isso como amor e sim subserviência mas quem decide a vida da mulher é ela mesma e não eu e não procuro convencê-la do contrário.  Considero, porém, a boa comunicação e a harmonia de poderes dentro da relação a melhor prova de amor e deveria haver outros critérios para decidir nesta hora. 
 Afinal, minha  amiga, os efeitos colaterais, as consequências do uso do anticoncepcional, acontecerão para você, não acontecerão para o seu parceiro, não acontecerão  para o médico, não acontecerão para sua amiga que te indicou, nem para sua mãe, nem para a mídia, e nem para indústria farmacêutica,  então você deve escolher o anticoncepcional com autonomia com muita capacidade de  reflexão, procurando segunda opinião se se sentir insegura com apenas uma, procurando debater todos os aspectos com seu médico, dizer suas ideias seus temores, suas dúvidas, pois dessa forma construtivista você poderá usar o método anticoncepcional que será o melhor para você.

Comentários

Postagens mais visitadas