AUTOESTIMA E SEXUALIDADE 1




 Autoestima é o quanto você gosta de si mesmo. Autoimagem é como você vê o seu corpo. Respostas simples e corretas, porém estes dois conceitos são mais complexos.
A autoimagem  envolve também em que medida a pessoa se  preocupa com o seu corpo, o quanto investe na sua imagem corporal e o significado afetivo que isso tem para ela.
Você pode considerar-se fora dos padrões ideais de beleza sem que isso influencie  a sua maneira de ser, enquanto eu posso me sentir insatisfeito com minha imagem e procurar academias, cirurgias plásticas, etc, para melhorar minha imagem.
Em geral as mulheres preocupam-se  mais com sua autoimagem do que os homens e investem muito mais nela, é quase uma regra geral de nossa sociedade. 
O que faz as mulheres serem tão preocupadas com sua imagem, porque passam tanto tempo cuidando dos cabelos, usando cremes de beleza, gastando seu tempo em manicures, em clinicas de estética ?
Uma das teorias psicológicas que explicam isso é a teoria da auto-objetificação feminina, bem explicada pela psicóloga Carolina Loureiro em sua tese  de mestrado. Ela afirma:



A auto-objetificação consiste na internalização do olhar externo sobre o próprio corpo, ocorrendo a partir das experiências de objetificação sexual do indivíduo na sociedade. Ela leva à preocupação excessiva com a aparência em detrimento dos estados corporais e das competências físicas, sendo manifesta por uma auto-vigilância corporal constante que pode levar a diversas consequências que impactam a saúde e o bem-estar do indivíduo



Os  que defendem a tese acima partem  do princípio de que as mulheres, em nossa sociedade, são educadas, em última análise, para ser  objeto erótico masculino, e por esse motivo seu corpo e sua beleza é muito mais valorizada do que seus atributos intelectuais e sociais.
Uma vez introjetada essa idéia (não só pela mulher mas por toda a sociedade) de que ela “precisa” a todo custo ser bela com base nos esterótipos culturais, a mulher passa a vida a buscar uma imagem corporal idealizada, que até por ser idealizada nunca é conseguida.
A relação desses fatores com a sexualidade é evidente.
As mulheres também tendem a creditar a sua autoestima à sua aparência, de  forma que autoestima, autoimagem e  sexualidade ficam interligados.
Os órgãos eróticos tanto masculinos quanto femininos são importantes na construção da autoimagem e da autoestima. As mulheres se preocupam em especial com os seios e os genitais enquanto os homens se preocupam  com o tamanho do pênis. Entretanto esses órgãos costumam ser avaliados pior pelos homens e pelas mulheres do que pelos seus cônjuges. As pesquisas demonstram que as mulheres se preocupam mais com seus genitais do que seus parceiros e que os homens se preocupam mais com tamanho de  pênis do que as suas parceiras.
O Brasil ocupa o segundo lugar no mundo em número de cirurgias plásticas . Vivemos em um país em que o culto do corpo é exacerbado. 
Até que ponto somos escravos dos esterótipos de beleza? Até que ponto tais esterótipos são um tipo de controle social das mulheres? Até que ponto as mulheres e os homens estão conscientes desse tipo de controle social? Por que ele é pouco debatido socialmente? Por que as mulheres aceitam passivamente esse tipo de controle social? Isso é realmente um controle social ou algo de que as mulheres se apropriam para sobreviver socialmente através de seu capital erótico?



Comentários

Postagens mais visitadas