RITMO SEXUAL, ADEQUAÇÃO E INADEQUAÇÃO


RITMO SEXUAL, ADEQUAÇÃO E INADEQUAÇÃO

O saudoso sexólogo Nelson Vitiello gostava  de usar a expressão "adequação" para demonstrar como os casais combinavam ou não em suas relações.
Por exemplo, inadequação social pode haver quando os pares vêm de classe social diferente...inadequação conjugal  pode ser quando as perspectivas e metas dos pares são diferentes, inadequação sexual  surge quando os ritmos, a atração e a forma de agir sexualmente são diferentes. 
Há casais com ótima adequação social e inadequação conjugal. Há casais com adequação conjugal e inadequação sexual...e assim por diante. O ideal é que tivéssemos todas as adequações, mas como disse Caetano Veloso, a vida é real e de viés.
Vamos começar pela questão do ritmo sexual. Como o desejo sexual é um apetite, tal qual a fome, a sede, o sono, cada pessoa tem um ritmo, uma necessidade. Há pessoas que se satisfazem com uma relação sexual a cada quinze dias...há outras que a necessitam todos os dias. Como fazer se alguém do primeiro exemplo se casa com outro do segundo exemplo?  
Daí vem a segunda questão: alguém cujo ritmo é fazer sexo uma vez ao dia pode perfeitamente esperar pelo outro que tem ritmo de fazer sexo de  quinze em quinze dias(desde que o ame e compreenda suficientemente), mas é impossível alguém cujo ritmo seja de quinze em quinze dias forçar seu desejo a ser todos os dias. Mas o que tem desejo sexual todos os dias....se é uma pessoa "normal"(odeio essa palavra mas não encontro outra) sexualmente conseguirá esperar sem problemas, enquanto o que é compulsivo sexualmente passará por todos os sintomas de qualquer compulsão(síndrome de abstinência)...dor de cabeça, necessidade premente de se masturbar...tentativa de obrigar o cônjuge a fazer sexo sem vontade...busca por sexo inseguro, etc...
Situação difícil esta, porque em nossa sociedade sempre considera-se bom o ter mais, ou quanto mais melhor. mas como alguém vai ter mais desejo num clique de mágica? O desejo sexual não se compra na esquina, pelo menos todos tentam um dia achar aquela pílula mágica que faz isso, mas não existe.
Acho a adequação social tão complicada quanto. Uma amiga que tinha sérios problemas sexuais encontrou o homem da sua vida.....sexualmente falando. Quando se encontravam saía faíscas pra todo lado. O problema é que era uma pós-doutora e ele um pré-primário. Quando encontravam a turma dela....de pós-doutores, era o fulano falando nós vai nós foi....por mais tesão que ela tinha por ele a gramática falou mais alto e se separaram. Às vezes é difícil encontrar a pessoa adequada. Ela pode se adequar em um ponto, não em outro. Imaginem o cara procurando pela pessoa ideal. Pode encontrar, mas custa, em geral a vida é  imperfeita mesmo, mas no sexo considero que a congruência é muito importante. Relação conjugal sem sexo não é casamento, é sociedade, irmandade, amizade, mas não é casamento. Sexo é mais importante do que parece e tão complicado quanto parece. 

Comentários

Postagens mais visitadas